fbpx

Quais serão as novas regras do MEI em 2023?

Quais serão as novas regras do MEI em 2023?

Quais serão as novas regras do MEI em 2023?

Está no Congresso e promete trazer algumas mudanças para o Microempreendedor Individual (MEI), o Projeto de Lei Complementar (PLP) 108/2021, que trará um novo cálculo no valor do teto de faturamento do Microempreendedor Individual para 2023. Dentre essas mudanças destacamos as principais:

Regras Mei 2023

Regras para o Mei em 2023

1. Nota Fiscal de Serviço Eletrônica (NFS-e) pelo Portal do Simples Nacional

Quem é MEI e é prestador de serviço, poderá emitir Nota Fiscal de Serviço Eletrônica (NFS-e) através do Portal do Simples Nacional a partir do 1°dia de janeiro de 2023 via computador ou app do celular.

2. Novo limite de faturamento e contratação de funcionários

O novo limite de faturamento anual do MEI poderá saltar dos atuais R$ 81 mil vigentes desde 2018 para R $144.913,41 em 2023, também permitirá a contratação de até dois empregados nessa figura jurídica, em lugar de apenas um, como acontece hoje.

3. Aumento no valor da contribuição mensal
Alteração que ocorre anualmente, onde o Documento de Arrecadação Simplificada do MEI (DAS) é reajustado conforme o reajuste do salário mínimo, ainda será divulgado o reajuste do próximo ano.

O que falta para as novas mudanças serem aprovadas?

Essas mudanças estão previstas em um Projeto de Lei, de acordo com a constituição, todo Projeto de Lei precisa ser aprovado pelo Congresso Nacional, ou seja, Câmara dos Deputados e Senado Federal, e por fim, para sanção do presidente da República.

O PLP 108/2021, já foi aprovado no Senado Federal e aguarda para entrar na pauta de votações na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara dos Deputados.

Sobre o Autor

admin administrator